terça-feira, 21 de setembro de 2010

Alguns exemplos de situações que podem ser identificados no desenvolvimento do SPE.


Fique atento estes problemas são de certa forma quase que inevitáveis, todavia podem ser solucionados.
 a) Algumas escolas do município não executam nenhuma ação de prevenção e promoção à saúde, mas os alunos pertencem a um grupo de teatro que atua no posto de saúde próximo da escola – observação para o Grupo Gestor Local: tentar valorizar essas experiências procurando desenvolver estratégias que dêem visibilidade ao grupo de alunos, propondo que atuem também na escola, incentivando a ampliação dessa atividade para a comunidade escolar. Neste exemplo, também, cabe ao Grupo Gestor Local articular com a escola outras ações de prevenção e promoção à saúde.
b) Existem escolas que desenvolvem atividades continuadas executadas exclusivamente pelo professor, não havendo participação dos alunos na elaboração e execução das mesmas – observação para o Grupo Gestor Local: sugerir às escolas a utilização de metodologias participativas da comunidade escolar e de fomento à participação juvenil.
c) Algumas escolas encaminham professores para cursos de formação nas temáticas, entretanto não oferecem ambiente para que essa formação seja socializada e revertida em benefício da comunidade – observação para o Grupo Gestor Local: fomentar a troca de experiências e vivências dentro e fora da escola (nos Conselhos Escolares, reuniões de professores e pais/responsáveis, organizações da sociedade civil, Unidade Básica de Saúde).
d) Profissionaisdesaúdeeventualmenterealizampalestrassobresexualidade,dissociadas das ações promovidas pela unidade escolar – observação para o Grupo Gestor Local: promover a integração entre escola e unidade básica de saúde para complementaridade das ações, possibilitando a construção de atividades integradas, levando em conta o projeto político pedagógico e os contextos da comunidade escolar e do sistema de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário