Fique atento estes problemas são de certa forma quase que inevitáveis, todavia podem ser solucionados.
a) Algumas escolas do município não executam nenhuma ação de prevenção e promoção à saúde, mas os alunos pertencem a um grupo de teatro que atua no posto de saúde próximo da escola – observação para o Grupo Gestor Local: tentar valorizar essas experiências procurando desenvolver estratégias que dêem visibilidade ao grupo de alunos, propondo que atuem também na escola, incentivando a ampliação dessa atividade para a comunidade escolar. Neste exemplo, também, cabe ao Grupo Gestor Local articular com a escola outras ações de prevenção e promoção à saúde.
b) Existem escolas que desenvolvem atividades continuadas executadas exclusivamente pelo professor, não havendo participação dos alunos na elaboração e execução das mesmas – observação para o Grupo Gestor Local: sugerir às escolas a utilização de metodologias participativas da comunidade escolar e de fomento à participação juvenil.
c) Algumas escolas encaminham professores para cursos de formação nas temáticas, entretanto não oferecem ambiente para que essa formação seja socializada e revertida em benefício da comunidade – observação para o Grupo Gestor Local: fomentar a troca de experiências e vivências dentro e fora da escola (nos Conselhos Escolares, reuniões de professores e pais/responsáveis, organizações da sociedade civil, Unidade Básica de Saúde).
d) Profissionaisdesaúdeeventualmenterealizampalestrassobresexualidade,dissociadas das ações promovidas pela unidade escolar – observação para o Grupo Gestor Local: promover a integração entre escola e unidade básica de saúde para complementaridade das ações, possibilitando a construção de atividades integradas, levando em conta o projeto político pedagógico e os contextos da comunidade escolar e do sistema de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário