Prefeitura Municipal de Sobral
Secretaria da Saúde e Ação Social
Secretaria da Educação
PROJETO MUNCIPAL PSE – PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
MUNICIPÍO DE SOBRAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL
ELABORAÇÃO DO PROJETO MUNICIPAL PSE – PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS
ANO 2011
4. DESCRIÇÃO DOS OBJETIVOS DO PROJETO
Projetos com capacidade de captar crianças, adolescentes e jovens para uma abordagem preventiva devem ser mobilizados. A escola, espaço de lições para a educação formal do aluno, passa a ser também o espaço de aprendizagem para o auto-cuidado.
Na cidade de Sobral, podemos perceber nitidamente que esforços vêm sendo realizados para uma maior integração entre as instituições que trabalham com crianças, adolescentes e jovens, por isso, é especialmente importante ampliar as ações de promoção da saúde e melhor organização da atenção à saúde do adolescente através de um Projeto Integrado de Saúde na Escola.
Estas ações, além de priorizarem um atendimento integral, intersetorial e multidisciplinar dos jovens e adolescentes, terão como objetivos específicos:
1. Contribuir para a redução da gravidez não planejada na adolescência;
2. Contribuir para a redução do uso indevido de drogas entre adolescentes e jovens;
3. Contribuir para o aumento do percentual de adolescentes que adotam hábitos e estilos de vida saudáveis;
4. Contribuir para a redução do número de mortes de adolescentes e de jovens por causas externas.
5. Promover uma maior integração entre as instituições que trabalham com adolescentes e com jovens em Sobral;
6. Fortalecer o protagonismo juvenil no município
5. PLANO DE AÇÃO DO PROJETO MUNICIPAL PSE 2011
PROBLEMA | AÇÕES |
Deficiência de acesso pelos escolares à atenção em Saúde Bucal. | Construção de “escovódromos” em creches e escolas da Rede Pública Municipal de Sobral |
Apoiar a entrega dos kits de promoção de Saúde Bucal (escova e creme dental) às crianças e adolescentes das creches e escolas da Rede Pública Municipal | |
Orientar sobre a captação de escolares de alto risco à cárie | |
Orientar e apoiar a adesão das crianças e adolescentes de alto risco à cárie no atendimento odontológico | |
Formação de grupos de teatro para o trabalho de arte em prol da saúde bucal. | |
Realizar encontros tendo em vista a formação e desenvolvimento de profissionais para o cuidado em saúde | |
Baixa cobertura das ações de Promoção de Saúde nas escolas pelas Equipes da Estratégia de Saúde da Família. | Realizar “Dia D” de Prevenção de Verminoses e Pediculose a cada semestre nas UBS |
Realizar Avaliação Psicossocial dos escolares a partir de cinco anos de idade. | |
Atualizar o cartão de imunização durante as Campanhas de Vacinação. | |
Realizar oficinas sobre Sexualidade, DST/HIV/AIDS, Prevenção da Gravidez Precoce e Alimentação Saudável para os pais dos escolares. | |
Promover Gincana de Combate à Dengue entre as séries nas escolas municipais | |
Oficinas de reaproveitamento do lixo e consciência ambiental para os escolares. | |
Estabelecer a ação “Semana Rua Limpa” * nos territórios das escolas municipais, consiste numa atividade de campanha de prevenção a dengue com mutirões de limpeza do lixo. | |
Realizar o Dia de Sensibilização e Prevenção à Hanseníase e Tuberculose com os pais e escolares. | |
Implantar Selo Escola Saudável a partir dos critérios definidos pelo Trevo de Quatro Folhas, estratégia que objetiva a prevenção da mortalidade materna/infantil. | |
Realizar atividades educativas sobre o Uso Racional de Medicamentos, cuidados com a automedicação, efeitos adversos e acondicionamento para escolares. | |
Manter a parceria as atividades educativas do Projeto Amigos do Peito da Santa Casa de Sobral, que estimula o aleitamento materno | |
Realizar atividades educativas para prevenção da transmissão da Leishmaniose Visceral e Tegumentar | |
Apoiar o desenvolvimento de atividades de Terapia Ocupacional na rede de saúde realizada por técnicos da saúde e educação e parceiros | |
Pouca adesão das Unidades de Saúde na atenção à Saúde do Adolescente e ao SPE | Fortalecer a utilização da Caderneta da Criança e do Adolescente dentro das UBS - Unidades Básicas de Saúde. |
Programar a Vacinação contra Hepatite B, Rubéola, Sarampo, Caxumba e Tétano na faixa etária de 10 a 19 anos | |
Promover o Dia do Adolescente realizando a Semana da Sexualidade nas Escolas. | |
Estabelecer na rotina das UBS a demanda de atendimento específico para os adolescentes, através da utilização do protocolo da atenção ao adolescente. | |
Apoiar na criação e na implementação de Grupos de Adolescentes nas UBS. | |
Ampliar a oferta do Teste de HIV nas UBS. | |
Ampliar o acesso de preservativos masculino e feminino nas UBS. | |
Realizar oficinas sobre os temas de saúde sexual e reprodutiva: Gravidez Precoce, Métodos Contraceptivos, DST/HIV/AIDS nas escolas. | |
Implantar a Distribuição de Preservativos Masculinos e Femininos nas escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino. | |
Promover Oficinas de Sensibilização e Motivação na atenção à Saúde do Adolescente para as Equipes da ESF. | |
Fortalecer as atividades do Projeto Espaço Jovem que realiza ações de Educação de Pares e Protagonismo Juvenil. | |
Falta de conhecimento da comunidade escolar e educadores sobre as ações do Projeto “Flor do Mandacaru” que atende adolescentes em situação vulnerável a gravidez precoce e às DST proporcionando atendimento sigiloso, através de equipe multiprofissional. | Divulgar a proposta do Projeto “Flor do Mandacaru” na rede de educação básica do município. |
Reproduzir material educativo e informativo nas escolas sobre o projeto “Flor do Mandacaru”. | |
Proporcionar educação permanente para professores e profissionais de saúde na abordagem e referência dos adolescentes ao atendimento ofertado pelo Projeto “Flor do Mandacaru”. | |
Aumentar a oferta de atendimento sigiloso e a realização de pré-natal em adolescentes no Projeto “Flor do Mandacaru”. | |
Sub notificação de Violências nos sistemas SINAN e SIPIA. | Pactuar e monitorar fluxo de informações com os profissionais da rede de serviços e com os responsáveis pelos sistemas de notificação. |
Aumento da Violência intra familiar, escolar e institucional. | Fortalecer as ações das Comissões de Promoção da Cultura de Paz na Família - COMPAZ. |
Articular a rede de atenção as vítimas de violência intra familiar. | |
Promover/fortalecer ações, projetos e pactos intersetoriais de promoção da saúde nos territórios. | |
Fortalecer a Educação Permanente de profissionais de saúde, professores, educadores sociais e lideranças estudantis para promoção da cultura de paz e humanização da atenção às vítimas de violências. | |
Produção/ reprodução de materiais educativos e de divulgação sobre prevenção das violências e promoção da cultura de paz. | |
Realizar campanhas de prevenção da violência contra a criança, o adolescente, a mulher, o idoso e a pessoa com deficiência, erradicação do trabalho infantil e outros grupos vulnerabilizados. | |
Realizar Oficinas Educativas sobre Competências Familiares com familiares de pessoas que sofrem algum tipo de violência. | |
Formar Grupos de Auto-Ajuda com familiares de pessoas que sofrem algum tipo de violência. | |
Aumento dos Acidentes e Óbitos no Trânsito entre os adolescentes e jovens. | Fortalecer a educação permanente em comunicação, arte e educação popular em saúde, promoção do protagonismo juvenil e popular e desenvolvimento de competências teórico-metodológicas, técnicas operativas e ético-políticas para a promoção da saúde. |
Realizar campanhas sistemáticas de prevenção aos acidentes de trânsito. | |
Apoiar na participação dos escolares nos movimentos sociais e seminários sistemáticos de Prevenção de Acidentes e Óbitos no trânsito. | |
Promover Educação Permanente de profissionais de saúde, professores, educadores sociais e lideranças sobre Educação no Trânsito | |
Aumento de Obesidade entre os escolares, seus familiares e a comunidade escolar. | Promover Educação Permanente de profissionais de saúde, professores, educadores sociais e lideranças sobre Promoção de uma Alimentação Saudável, proporcionando discussão sobre temas relacionados ao perfil nutricional e cultural regional. |
Realizar campanhas educativas nas escolas no sentido de estimular boas práticas de alimentação saudável. | |
Estimular a Oferta de Alimentos Saudáveis e a escolha de opções adequadas dentro e fora da escola. | |
Promover atividades educativas e ações de vigilância sanitária sobre conservação de alimentos. | |
Obter diagnóstico nutricional da população pré-escolar e escolar mediante articulação com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) da Secretaria Municipal da Saúde; ___________________________________________________ Realizar estudos de avaliação do consumo alimentar pré-escolar e escolar, levantando informações sobre práticas alimentares, produzindo indicadores para a área de segurança alimentar e nutricional destes grupos populacionais específicos; | |
Acompanhar periodicamente a evolução do estado nutricional de pré-escolares e escolares, a partir de avaliação antropométrica produzindo e divulgando informações na comunidade escolar sobre o perfil nutricional destes grupos específicos, com atenção especial aos casos de risco nutricional; | |
Apoiar os Programas de Educação Alimentar e Nutricional, visando a prevenção da desnutrição, da obesidade e demais problemas nutricionais na comunidade com base nos dez passos para uma alimentação saudável | |
Avaliação nutricional de crianças, adolescentes, jovens e adultos em sala de aula | |
Identificar hábitos alimentares inadequados que podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares | |
Monitoramento alimentar e nutricional dos escolares | |
Aumento de Sedentarismo entre os escolares, seus familiares e a comunidade escolar | Promover o desenvolvimento Físico e Mental do Corpo estimulando boas e adequadas práticas de atividade física. |
Realizar Oficinas Educativas sobre Promoção de Práticas de Atividades Físicas. | |
Realizar campanhas educativas nas escolas no sentido de estimular boas práticas de atividades físicas. | |
Desarticulação das políticas públicas de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas . | Capacitar professores das escolas municipais e estaduais para identificar situações de uso, abuso e uso nocivo de substâncias psicoativo para realizar ações de prevenção, encaminhamentos e sensibilização ao tratamento. |
Fortalecer o Fórum Ampliado de prevenção ao uso de substâncias psicoativas, com os encontros intersetoriais permanente | |
Capacitar trabalhadores dos centros de saúde para realizar abordagens a usuários e familiares, assim como encaminhamentos que se fizerem necessários. | |
Realizar Semana Municipal de Prevenção ao Abuso de Substâncias Psicoativas | |
Promover, ao longo do ano, ações culturais, nas escolas em torno da temática como: pinturas, histórias/ contos, peças teatrais a serem apresentadas na noite de encerramento da semana de prevenção | |
Alteração da Capacidade Auditiva dos escolares. | Selecionar, avaliar e capacitar os professores do Fundamental I das Escolas Públicas de Sobral para triagem dos escolares – Campanha: Ouvido, meu companheirinho precisa de você! |
Avaliar os residentes de Fonoaudiologia para aplicação do protocolo dos escolares na atenção básica. | |
Garantir a pré-triagem auditiva realizada pelos professores. | |
Garantir triagem dos casos encaminhados da pré-triagem. | |
Avaliação dos casos triados que apresentaram alterações auditivas. | |
Garantir a aquisição de próteses auditivas e cirurgias otorrinolaringológicas aos escolares (Com indicação). | |
ações educativas para promoção da saúde auditiva dos escolares.Realizar | |
Garantir a educação permanente dos professores com uma capacitação. | |
- Alto índice de ligações “Trotes” para o serviço de urgência e emergência SAMU Sobral-Ce | - Educação/conscientização em sala de aula sobre a importância do SAMU e os problemas gerados pelos trotes para a comunidade. |
- Orientar quanto à utilização do número 192 para beneficio do atendimento; | |
- Mostrar as implicações do uso indevido do número 192 (crime perante a lei). | |
- Falta de informação em Primeiros Socorros na escola e na família. | - Capacitação para os professores, coordenadores e diretores das escolas, - Capacitação para as crianças e adolescentes; - Formação de multiplicadores quanto à prevenção de acidentes domésticos e nas escolas; |
- Aumento dos Acidentes com Infanto-Juvenis no trânsito | - Educação de trânsito: (A importância do uso devido da ciclovia, do capacete e do cinto de segurança); - Explanar sobre os danos que podem acontecer devido a um acidente de trânsito – paraplegia e outros. |
Deficiência das informações fornecidas sobre a situação de Saúde dos Escolares, para definição das linhas de ação. | Realizar diagnóstico situacional de saúde dos escolares como problemas psicossociais, desempenho escolar, evasão e doenças e agravos prevalentes. |
Envolver a rede intersetorial na atenção à saúde dos escolares através de encontros permanentes do GTI. | |
Apoiar no planejamento, na execução, no monitoramento e avaliação das ações do PSE desenvolvidas pela rede intersetorial. | |
Promover a integração do PSE com outros projetos que possuem a mesma proposta de trabalho tendo em vista a saúde dos escolares. | |
Realizar Encontros para Troca de Experiência entre outros projetos. | |
Envolver lideranças da comunidade escolar no monitoramento e avaliação de resultados do PSE | |
Alimentar sistematicamente o SIMEC – Sistema Integrado de Monitoramento do MEC. | |
Realizar Mapeamento da Rede de Saúde e Rede Pública de Ensino com os devidos territórios de responsabilidades. | |
Disponibilizar um técnico de informática para Alimentar sistematicamente o SIMEC | |
Falta de recursos físicos e financeiros para implantação e implementação das ações do Programa Saúde na Escola | Reproduzir material gráfico informativo e educativo para as ações de divulgação e educativas. |
Adquirir insumos: material de expediente e informática para manutenção das atividades | |
Adquirir equipamentos de informática e permanente para estruturação dos serviços para atendimento de saúde | |
Adquirir material médico-hospitalar para estruturação dos serviços para atendimento de saúde | |
Adquirir veículos para viabilizar o transporte dos profissionais do PSE nos territórios | |
Contratar serviço de manutenção de veículos para realização de acompanhamento das ações do PSE nos territórios | |
Contratar serviços de alimentação para eventos e capacitações | |
Pagamentos de horas aulas de técnicos, escolares e parceiros | |
Viabilizar a participação de técnicos, escolares e parceiros em eventos através de pagamento de passagens, hospedagem, diárias, ajuda de custo, inscrições, etc. | |
Apoiar contratação de consultorias e incentivos para desenvolvimento de ações do PSE | |
Realizar encontros tendo em vista a formação e desenvolvimento de profissionais para o cuidado em saúde | |
Alteração da Capacidade Visual dos escolares | Realizar triagem dos escolares para identificação de déficit visual |
Realizar exames nos escolares para identificação de infecção aguda de tracoma nas áreas endêmicas. |
BIBLIOGRAFIA
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola . Série B. Textos Básicos de Saúde. Cadernos de Atenção Básica.Brasília: Ministério da Saúde, 2009. – Série B. Textos Básicos de Saúde -Cadernos de Atenção Básica/ Sistema
de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS)
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: 2010/IBGE, Coordenação de Indicadores Sociais. – Sobral: IBGE, 2010.
Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral/Coordenação de Vigilância em Saúde/Sistema de Informação de Mortalidade -SIM/ SINASC/ SISVAN. 2010
Secretaria da Educação/Coordenação da Jornada Ampliada, 2010
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