O compromisso das secretarias de saúde e de educação é fundamental para a constituição de um grupo local de trabalho (Grupo Gestor Local) com representantes da saúde, da educação e outras secretarias e instituições (Universidades, Organizações da Sociedade Civil, Conselhos, Secretarias da Cultura, Ação Social, Justiça, Esporte e Lazer, entre outras) que desenvolvam atividades junto à população jovem, bem como organizações juvenis.
Destacamos a importância da criação de espaços consultivos, tais como: fóruns, reuniões ampliadas, grupos de trabalho para que os diferentes segmentos comunitários sejam contemplados na interlocução com o grupo gestor.
Para a constituição do Grupo Gestor Local, ressalta-se a importância do respeito à autonomia e responsabilidade compartilhada entre estados e municípios, reconhecendo o saber existente em cada localidade.
Das ações relacionadas à prevenção das DST/aids, saúde sexual e saúde reprodutiva, planejadas e/ou realizadas nas escolas do município: Responsabilidades do Grupo Gestor Municipal:
1 – Realizar análise situacional
Sugestões para o desenho de um levantamento que auxiliará na análise situacional:
Quais são as ações realizadas? A iniciativa partiu de quem e por quê? Quem executa? Como são realizadas? Quais os materiais utilizados? Quem participa? - no caso dos alunos, especificarsérie,anoefaixaetária;Com que freqüência as ações são realizadas?Quem executa a ação recebeu formação específica?Quem deu a formação?Qual a metodologia adotada? Quem recebeu a formação atua ou atuou como multiplicador? Está prevista atualização da formação? Qual o envolvimento da comunidade escolar com as ações? As ações são articuladas com outros profissionais/atoressociais? A partir da análise situacional, serão evidenciadas diferentes maneiras de trabalhar com prevenção e promoção à saúde nas escolas, como também a existência de demandas não atendidas. Esse instrumento também poderá ser utilizado para a mobilização dos diversos atores que deverão compor o grupo de trabalho que implementará o Projeto.
1 – Realizar análise situacional
Sugestões para o desenho de um levantamento que auxiliará na análise situacional:
Quais são as ações realizadas? A iniciativa partiu de quem e por quê? Quem executa? Como são realizadas? Quais os materiais utilizados? Quem participa? - no caso dos alunos, especificarsérie,anoefaixaetária;Com que freqüência as ações são realizadas?Quem executa a ação recebeu formação específica?Quem deu a formação?Qual a metodologia adotada? Quem recebeu a formação atua ou atuou como multiplicador? Está prevista atualização da formação? Qual o envolvimento da comunidade escolar com as ações? As ações são articuladas com outros profissionais/atoressociais? A partir da análise situacional, serão evidenciadas diferentes maneiras de trabalhar com prevenção e promoção à saúde nas escolas, como também a existência de demandas não atendidas. Esse instrumento também poderá ser utilizado para a mobilização dos diversos atores que deverão compor o grupo de trabalho que implementará o Projeto.
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