terça-feira, 2 de agosto de 2011

Oficina forma tutores em promoção da alimentação saudável em Sobral

A Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Coordenação geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, realiza de 2 a 4 de agosto, em Sobral, a Oficina de Formação de Tutores em Planejamento Local para a Promoção da Alimentação Saudável a partir do Guia Alimentar para a População Brasileira. A oficina será realizada no auditório do Centro de Controle de Zoonoses de Sobral, Rua Finlândia, 201, Parque Alvorada, e vai capacitar 38 profissionais que atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos municípios da Macrorregião de Saúde de Sobral.

A Promoção da Alimentação Saudável (PAS) é uma das diretrizes fundamentais da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). O Ministério da Saúde apóia estados e municípios  no desenvolvimento de ações e abordagens para a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, tais como anemia, hipovitaminose A, distúrbios por deficiência de iodo (DDIs), desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.

As ações da área têm como enfoque prioritário o resgate de hábitos e práticas alimentares regionais que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais de baixo custo e elevado valor nutritivo, bem como padrões alimentares mais variados, desde os primeiros anos de vida até a idade adulta e velhice. A promoção da alimentação saudável, que é uma das diretrizes fundamentais da Política e que se inicia com o incentivo ao aleitamento materno e à promoção da alimentação complementar saudável, adequada e em tempo oportuno.

A PNAN integra a Política Nacional de Saúde, inserindo-se, ao mesmo tempo, no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Dessa forma, compõe um conjunto das políticas de governo voltadas à concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Esta política tem como propósito a garantia da qualidade dos alimentos colocados para consumo no País, a promoção de práticas alimentares saudáveis e a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais, bem como o estímulo às ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário