Destacando que a violência assumiu proporções de uma epidemia e é um dos maiores desafios da gestão pública, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, apresentou as ações de assistência para dependentes químicos na rede pública de saúde. A apresentação ocorreu durante o II Encontro da Magistratura, Ministério Público e Defensoria da Infância e Juventude do Estado do Ceará, que acontece em Fortaleza até o sábado, dia 20. Para uma platéia formada por juízes, desembargadores, promotores e defensores públicos, Arruda Bastos proferiu a palestra “Equipamentos sociais e políticas públicas para tratamento de drogadição”.
O Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) é a unidade da Secretaria da Saúde do Estado, referência para o tratamento de dependentes químicos. O Núcleo de Atendimento ao Dependente Químico do HSMM é composto de dois serviços: Unidade de Desintoxicação, com 20 leitos e um Centro de Convivência Elo de Vida para dependentes químicos, com capacidade para 30 pacientes/dia. Com projeto de construção já aprovado, será construído no hospital uma nova Unidade para atendimento a mulheres, com 20 leitos.
Através de repasses financeiros, feitos via convênios, a Secretaria da Saúde tem parcerias com comunidades terapêuticas, contribuindo para amenizar o sofrimento das famílias. A Sesa tem convênios com quatro comunidades terapêuticas (Desafio Jovem, Shalom, Leão de Judá e Mãe da Divina Providência), com 54 leitos cadastrados. Para cada dependente em tratamento, a Secretaria, com recursos do Tesouro, repassa R$ 1.200,00 por mês.
As portas de entrada para a assistência e tratamento dos dependentes químicos são formadas pelas unidades básicas de saúde e CAPS AD, com gestão dos municípios, e as emergências dos hospitais psiquiátricos e hospitais gerais públicos ou conveniados que mantenham leitos psiquiátricos.
O secretário Arruda Bastos lembrou, ainda, que a expansão da rede de assistência à saúde que está sendo promovida pelo Governo do Estado também contempla a atenção à saúde do dependente químico. As 22 policlínicas que estão construídas em todo o Estado e já começaram a ser entregues à população oferecem serviços especializados de psicologia, terapia ocupacional, assistência social e enfermagem. Os quatro hospitais macrorregionais de grande porte – Hospital Regional do Cariri, já inaugurado em Juazeiro do Norte, Hospital Regional Norte, em fase final de construção em Sobral, Hospital Regional do Sertão Central, que será construído em Quixeramobim, e o Hospital Regional do Maciço de Baturité terão serviço especializado de psiquiatria. Além disso, o Governo do Estado construiu 151 novas unidades básicas de saúde para reforçar a atenção primária nos municípios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário