sexta-feira, 23 de março de 2012

Tuberculose - Como prevenir e curar

IntroduçãoAcompanhando a humanidade há milênios, a tuberculose permanece como grave problema de Saúde Pública, que atinge cidadãos social-mente mais vulneráveis, em sua faixa etária mais produtiva. Países em desenvolvimento são os que apresentam maior incidência da doênca. O Brasil, com prevalência estimada em mais de 100.000 pacientes bacil-íferos,1 ocupa a 13a ou 14a posicão, a depender da situação media atual.2
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente, em todo o mun-do, dos quais oito a dez milhões desenvolverão a doênca durante a vida; a metade dos infectados apresentará a forma contagiante e três milhões deles irão a óbito, a cada ano.2
Agente etiológico da TuberculoseMycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. O complexo Mycobacterium tuberculosis é constituído de várias es-pécies: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum e M. microti. Outras espécies de micobactérias podem produzir quadro clínico semelhante ao da tuberculose, sendo necessárias para o diagnóstico diferencial a cultura e a identificação das mesmas, pelos laboratórios de referência4.
ReservatórioO reservatório principal é o homem. Em geral, a fonte de infecção é o indivíduo com a forma pulmonar da doênça, que elimina bacilos para o exterior (bacilífero). Calcula-se que durante um ano, numa comunidade, um indivíduo bacil-ífero poderá infectar, em média, de 10 a 15 pessoas, sendo desta forma inportante diagnosticar e tratar precocemente os casos bacilíferos, para assim, eliminar a fonte infectante.
Formas de transmissão e infecção da TuberculoseO bacilo da Tuberculose é transmitido através das vias aéreas em prat-icamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro de doente com tuberculose ativa de vias respiratórias (pulmonar ou la-ríngea).
Formas de apresentação da TuberculoseO Mycobacterium tuberculosis, ao penetrar no organismo, tem predi-leção em se instalar no pulmão, desenvolvendo assim a forma pul-monar da doença. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais freqüente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Entretanto, em al-guns casos, o bacilo se instala em outros orgãos do corpo, desen-volvendo assim a forma extrapulmonar.
Sinais e sintomas da TuberculoseToda pessoa que apresentar perda de peso, falta de apetite, febre no final da tarde, suores noturnos e principalmente tosse por mais de três semanas com ou sem secreção deve procurar um serviço de saúde.A busca ativa de sintomático respiratório é a principal estratégia para o controle da TB, uma vez que permite a detecção precoce das formas pulmonares.
Situação epidemiológica da Tuberculose em SobralHistoricamente a Tuberculose apresenta elevada incidência em Sobral, sendo considerado assim um dos sete municípios prioritários para o controle da doença no Estado do Ceará. Entre os anos de 2007 e 2011, foram diagnosticados 794 casos novos3 da doença conforme a tabela 1:
Tabela 1 Total de casos novos de Tuberculose diagnosticados em Sobral entre os anos de 2007 e 2011.Quanto a distribuição dos casos de Tuberculose por sexo, observa-se que Sobral segue a tendência nacional, onde a maioria dos casos atinge o sexo masculino. Tabela 2
Tabela 2 Distribuição segundo o sexo, dos casos novos de Tubec-ulose em Sobral nos anos de 2007 a 2011.No que diz respeito a faixa etária mais atingida pela Tuberculose , 95% dos casos em Sobral se concentra nas pessoas acima de 15 anos de idade. Tabela 3
Tabela 3 Distribuição dos casos novos de Tubeculose em Sobral nos anos de 2007 a 2011 segundo a faixa etária. Os principais problemas enfrentados no tratamento da Tuberculose estão na ocorrência de casos de abandono, multirresistência medica-mentosa e nos consequentes casos de óbito. Nos últimos cinco anos, ocorreram 49 casos de abandono, 11 casos de TBMR e 23 óbitos por por tuberculose em Sobral.
Tabela 4 Distribuição dos casos de óbito, abandono e TBMR em Sobral nos anos de 2007 a 2011.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE Ano I, 1a edição Sobral, 16 março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário