sexta-feira, 11 de maio de 2012

O Programa Saúde na Escola – PSE realiza oficina de Orientação Sexual para profissionais da Saúde e da Educação

O programa Saúde na Escola, através da sua educação permanente, estará realizando nos dias 26, na Zoonose, e 27 no auditório da Sub estação da COELCE, oficinas de orientação Sexual para profissionais da saúde e da educação que deverão desenvolver atividades ligadas ao tema nas Escolas Públicas de Sobral.
 
Assunto polêmico ainda nos dias atuais, a educação sexual na Escola é vista com preconceito e tabu pela maioria dos pais e profissionais da Educação. Falar sobre sexo provoca certos constrangimentos em algumas pessoas, mas o tema deve ser abordado na Escola por ser de enorme importância para o esclarecimento de dúvidas sobre preservativos, DSTs, funcionamento dos organismos masculino e feminino, anticoncepcionais e gravidez, bem como as questões de gênero, que será também abordado durante as oficinas.
Como a sexualidade é abordada primeiramente no espaço privado, pelas relações familiares, a Escola se torna um espaço de aprofundamento das discussões e curiosidades anteriormente adquiridas em casa. Assim, de formas explicita ou implícita são transmitidos os valores que cada família adota como seus e espera que as crianças assumam.
A educação ou orientação sexual nas escolas, desta forma, deve ser propiciada por um professor especialmente treinado, como educador que é, para a discussão participativa dos problemas ligados à sexualidade humana, sem assumir postura de julgador do que é “certo” ou “errado” em matéria de sexo. A orientação sexual deve ser problematizadora e levantar questionamentos para ampliar o leque de conhecimentos e de opções para que o aluno, ele próprio, escolha seu caminho.
A Orientação Sexual não-diretiva proposta pela oficina será circunscrita ao âmbito pedagógico e coletivo, não tendo portanto caráter de aconselhamento individual de tipo psicoterapêutico. Isso quer dizer, as diferentes temáticas da sexualidade deverão ser trabalhadas dentro do limote da ação pedagógica, sem serem invasivas da intimidade e do comportamento de cada aluno. Tal postura deve inclusive auxiliar as crianças e os jovens a descriminar o que pode e deve ser compartilhado no grupo e o que deve ser mantido como uma vivência pessoal. Apenas os alunos que demandem atenção e intervenção individuais devem ser atendidos separadamente do grupo pelo professor ou orientador da escola e , dentro desse âmbito poderá ser discutido um possível encaminhamento para atendimento especializado.
A oficina tem como objetivo principal formar profissionais que compreendam que a função da orientação sexual na escola deve ser a de informar e discutir os diferentes tabus, preconceitos, crenças e atitudes existentes na sociedade, buscando, se não uma isenção total, uma condição de maior discernimento pessoal por parte dos jovens.
"A educação moderna pode ajudar a controlar os homens e a matéria, mas falha totalmente na elevação do próprio ser. Para onde quer que você olhe, o egoísmo é desmedido. Ao contrário disso, a verdadeira educação ensina o altruísmo." Sathya Sai Baba