sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Arruda Bastos apresenta ações de assistência para dependentes químicos

Destacando que a violência assumiu proporções de uma epidemia e é um dos maiores desafios da gestão pública, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, apresentou as ações de assistência para dependentes químicos na rede pública de saúde. A apresentação ocorreu durante o II Encontro da Magistratura, Ministério Público e Defensoria da Infância e Juventude do Estado do Ceará, que acontece em Fortaleza até o sábado, dia 20. Para uma platéia formada por juízes, desembargadores, promotores e defensores públicos, Arruda Bastos proferiu a palestra “Equipamentos sociais e políticas públicas para tratamento de drogadição”.

O Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) é a unidade da Secretaria da Saúde do Estado, referência para o tratamento de dependentes químicos. O Núcleo de Atendimento ao Dependente Químico do HSMM é composto de dois serviços: Unidade de Desintoxicação, com 20 leitos  e um Centro de Convivência Elo de Vida para dependentes químicos, com capacidade para 30 pacientes/dia. Com projeto de construção já aprovado, será construído no hospital uma nova Unidade para atendimento a mulheres, com 20 leitos.

Através de repasses financeiros, feitos via convênios, a Secretaria da Saúde tem parcerias com comunidades terapêuticas, contribuindo para amenizar o sofrimento das famílias. A Sesa tem convênios com quatro comunidades terapêuticas (Desafio Jovem, Shalom, Leão de Judá e Mãe da Divina Providência), com 54 leitos cadastrados. Para cada dependente em tratamento, a Secretaria, com recursos do Tesouro, repassa R$ 1.200,00 por mês.

As portas de entrada para a assistência e tratamento dos dependentes químicos são formadas pelas unidades básicas de saúde e CAPS AD, com gestão dos municípios, e as emergências dos hospitais psiquiátricos e hospitais gerais públicos ou conveniados que mantenham leitos psiquiátricos.

O secretário Arruda Bastos lembrou, ainda, que a expansão da rede de assistência à saúde que está sendo promovida pelo Governo do Estado também contempla a atenção à saúde do dependente químico. As 22 policlínicas que estão construídas em todo o Estado e já começaram a ser entregues à população oferecem serviços especializados de psicologia, terapia ocupacional, assistência social e enfermagem. Os quatro hospitais macrorregionais de grande porte – Hospital Regional do Cariri, já inaugurado em Juazeiro do Norte, Hospital Regional Norte, em fase final de construção em Sobral, Hospital Regional do Sertão Central, que será construído em Quixeramobim, e o Hospital Regional do Maciço de Baturité terão serviço especializado de psiquiatria. Além disso, o Governo do Estado construiu 151 novas unidades básicas de saúde para reforçar a atenção primária nos municípios.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sobral promove mais uma oficina da Gentileza


A COMPAZ – Comissão de Cultura de Paz na Família, da macro área Sumaré e Padre Palhano, realizou no último dia 9 de agosto, mais uma oficina “Por uma Práxis da Gentileza”, que reuniu vários representantes dos dois bairros como Agentes Comunitários da Saúde, comunidade, Associações dos Bairros, Conselhos de Saúde, Grupos de jovens e idosos, CRAS, Alcóolicos Anônimos, Escolas (Municipais e Estaduais), Projetos Sociais e Equipe do Programa Saúde nas Escolas.
As oficinas realizadas pela comissão pretendem levar a promoção da Cultura de Paz às Famílias do Município de Sobral e faz parte de um projeto intersetorial promovido pela Secretaria de Saúde e Ação Social através do  Núcleo Municipal de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde, Programa da Saúde nas Escolas e Escola de Formação em Saúde Visconde de Sabóia.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Estudantes de medicina em Cuba realizam semana da saúde em Sobral

Trinta estudantes brasileiros da Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba (ELAM), 23 deles cearenses, participam de 1º a 5 de agosto da Semana de Saúde Cuba-Ceará. A abertura será realizada na segunda-feira, 1º, às 8h30min, no Auditório da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia , na Avenida John Sanford, 1320, Junco, em Sobral. A semana é realizada pela Associação dos Brasileiros Estudantes de Medicina em Cuba (ABEMEC), com apoio da Secretaria da Saúde do Estado e da Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral.

Durante cinco dias, os estudantes realizarão trabalho de campo em Sobral. As aulas práticas serão realizadas em unidades básicas de saúde, com o acompanhamento dos principais problemas de saúde das comunidades. A programação também prevê a realização de palestras sobre gravidez na adolescência, DST/Aids, Programa Saúde da Família (PSF), visita ao Centro de Atenção Psico-Social (CAPS), Centro de Epidemiologia e Zoonoses, Trevo de Quatro Folhas e ao COAS. Os estudantes ainda promoverão um ato de solidariedade a Cuba, na Praça Cubas, na sexta-feira, dia 5, às 17 horas.

A Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba recebe estudantes carentes de toda a América Latina, com o objetivo de fazê-los retornar, já formados, às suas comunidades de origem, para atuar como médicos. Na ELAM, os estudantes são bolsistas do governo cubano e recebem os estudos, livros, moradia, alimentação e material de didático.

Todos os anos, no período de férias de julho a agosto, os acadêmicos brasileiros da ELAM  realizam as Brigadas Estudantis de Saúde (BES) no Brasil, com apoio de governos estaduais, prefeituras municipais, partidos políticos e organizações não-governamentais. Eles já estiveram conhecendo a realidade da situação de saúde e promovendo atividades prevenção e promoção no Acre, Amazonas, Ceará, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina,  Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Oficina forma tutores em promoção da alimentação saudável em Sobral

A Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Coordenação geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, realiza de 2 a 4 de agosto, em Sobral, a Oficina de Formação de Tutores em Planejamento Local para a Promoção da Alimentação Saudável a partir do Guia Alimentar para a População Brasileira. A oficina será realizada no auditório do Centro de Controle de Zoonoses de Sobral, Rua Finlândia, 201, Parque Alvorada, e vai capacitar 38 profissionais que atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos municípios da Macrorregião de Saúde de Sobral.

A Promoção da Alimentação Saudável (PAS) é uma das diretrizes fundamentais da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). O Ministério da Saúde apóia estados e municípios  no desenvolvimento de ações e abordagens para a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, tais como anemia, hipovitaminose A, distúrbios por deficiência de iodo (DDIs), desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.

As ações da área têm como enfoque prioritário o resgate de hábitos e práticas alimentares regionais que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais de baixo custo e elevado valor nutritivo, bem como padrões alimentares mais variados, desde os primeiros anos de vida até a idade adulta e velhice. A promoção da alimentação saudável, que é uma das diretrizes fundamentais da Política e que se inicia com o incentivo ao aleitamento materno e à promoção da alimentação complementar saudável, adequada e em tempo oportuno.

A PNAN integra a Política Nacional de Saúde, inserindo-se, ao mesmo tempo, no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Dessa forma, compõe um conjunto das políticas de governo voltadas à concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Esta política tem como propósito a garantia da qualidade dos alimentos colocados para consumo no País, a promoção de práticas alimentares saudáveis e a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais, bem como o estímulo às ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos.