segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Combater pedofilia na internet é foco de campanha do Dia Mundial da Internet Segura

Da Agência Brasil
Brasília – O Disque 100 recebe anualmente cerca de 10 mil denúncias de pornografia infantil na internet. Para combater a prática, a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), da Presidência da República, promove durante a semana ações contra a pedofilia na rede para lembrar o Dia Mundial da Internet Segura, comemorado hoje (8).
A campanha é feita em parceria com a Polícia Federal (PF), que vai distribuir um folder educativo, desenvolvido pela SDH, em lan houses e escolas, além de realizar palestras sobre o tema em 13 cidades do país. O Dia Mundial da Internet Segura tem neste ano o tema Estar Online é Mais Que um Jogo. É Sua Vida e conta com a mobilização de 65 países.
Número criado para receber denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes, o Disque 100 também identifica os casos que são relacionados ao uso da rede para cometer o crime. “Por ano são recebidas cerca de 10 mil queixas de pornografia infantil na internet nos diversos meios onde se podem fazer denúncias”, diz o coordenador do Disque 100, Joacy Pinheiro.
Para o coordenador, os pais devem controlar os conteúdos acessados por seus filhos. “Eles devem estar sempre cientes do que seus filhos fazem na rede. Atitudes como colocar o computador num local da casa onde todos circulem, para que as crianças não entrem em sites perigosos, e utilizar programas de bloqueio a sites perigosos são importantes”. Segundo Pinheiro, com a difusão das redes sociais, os riscos da internet estão potencializados.
O folder desenvolvido pela SDH traz outras orientações para que os pais evitem que seus filhos se exponham a perigos na rede. Ele está disponível no portal do Ministério da Justiça.
Edição: Lana Cristina

Investimento em adolescentes pode romper ciclos de pobreza e iniquidade no mundo, afirma Unicef

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Investimentos na proteção e no desenvolvimento de 1,2 milhão de adolescentes em todo o mundo podem romper ciclos de pobreza e de falta de equidade, de acordo com relatório divulgado hoje (25) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O documento Situação Mundial da Infância 2011 – Adolescência: Uma Fase de Oportunidades aponta essa faixa etária como um período de oportunidades, invertendo a lógica que costuma reduzi-la a uma fase de riscos e de vulnerabilidade.
Dados revelam que investimentos realizados nas últimas duas décadas permitiram grandes avanços para o período inicial e intermediário da infância, como a redução de 33% na mortalidade de menores de 5 anos e a eliminação de diferenças de gênero em matrículas de escolas primárias.
Entretanto, a evolução não é a mesma entre os adolescentes. Mais de 70 milhões deles em idade escolar estão fora das salas de aula. De acordo com o Unicef, é na segunda década de vida que a iniciativas aparecem de forma mais evidente.
O relatório alerta que as conquistas obtidas na primeira década de vida só se tornarão sustentáveis por meio de políticas nacionais e programas específicos que ofereçam aos adolescentes acesso à educação de qualidade, saúde e proteção.
De acordo com o Unicef, a população adolescente em todo o mundo dobrou desde 1950, sendo que 88% deles vivem em países em desenvolvimento ou menos desenvolvidos. O número absoluto de adolescentes continuará aumentando discretamente até 2030, mas, com exceção da África, o saldo já está caindo em quase todas as regiões do mundo e será reduzido de forma constante a partir de 2050.
Outra expectativa trata do crescimento do número de adolescentes vivendo em áreas urbanas – o percentual deverá subir de 50% em 2009 para 70% até 2050, sobretudo em países em desenvolvimento.
 

Edição: Lílian Beraldo

Adolescentes enfrentam desafios globais sem precedentes, aponta relatório

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Adolescentes em todo o mundo têm pela frente desafios considerados sem precedentes, como um cenário econômico internacional incerto, altas taxas de desemprego entre jovens, aumento do número e da intensidade de crises humanitárias e conflitos, mudanças climáticas e degradação ambiental, além da rápida urbanização.
A conclusão é do relatório Situação Mundial da Infância 2011 – Adolescência: Uma Fase de Oportunidades, divulgado hoje (25) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O documento, ao levar em consideração que esses desafios devem se agravar na próxima década, defende a ampliação da oferta de habilidades e de conhecimentos necessários aos adolescentes para que enfrentem essas situações.
Outros riscos listados pelo órgão – que podem impedir o desenvolvimento de capacidades na transição para a vida adulta – incluem a falta de oportunidades educacionais e profissionais; mortes violentas; relações sexuais precoces desprotegidas; HIV/aids e trabalho infantil.
Entre as áreas consideradas chave para o avanço em investimentos nesta faixa etária, o Unicef destacou: coleta e análise de dados; educação e capacitação; participação; criação de um ambiente que ofereça proteção e apoio; e resolução de desafios relacionados com a pobreza e a iniquidade.
O relatório indica que proporcionar a todos os adolescentes as ferramentas de que precisam para melhorar a vida será um fator que irá contribuir para a promoção de uma geração de cidadãos economicamente independentes, atuantes na sociedade e capazes de contribuir ativamente para a promoção de melhorias nas comunidades.

Edição: Lílian Beraldo

Campanha de enfrentamento à exploração sexual de menores é defendida por artistas e autoridades

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Vilã na novela Passione, de Silvio de Abreu, a atriz Daisy Lúcidi, funcionária da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é uma das maiores divulgadoras da campanha nacional contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, lançada hoje (25) no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, pela ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Daisy Lúcidi disse à Agência Brasil que a campanha é muito importante porque dá seguimento ao grito de alerta feito pelo novelista da TV Globo. “Eu fui o veículo para ele falar sobre essa coisa terrível que é a exploração sexual de menores. Essa campanha tem que continuar. Eu estou de braços abertos fazendo a campanha. A gente não pode se omitir, vendo essa coisa vergonhosa que é a exploração sexual de menores”, afirmou. Daisy Lucidi desempenhou na novela o papel da vilã Valentina, que explorava sexualmente a neta adolescente.
A solenidade de lançamento da campanha contou com a presença de várias autoridades, entre elas o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, destacou a importância de a campanha ser lançada próximo do carnaval.
“Essa conscientização do respeito à criança e ao adolescente tem que crescer cada vez mais, em todos os níveis. Respeito à vida, à dignidade. Eu acredito que esse passo que é dado hoje, envolvendo tantos grupos e pessoas, deve ser aprofundado cada vez mais e fazer uma mudança de mentalidade da nossa cultura. Fazer voltar a importância da educação para a criança, para o adolescente, seu direito e sua dignidade”, disse.
O superintendente regional da Infraero no Rio de Janeiro, Lucínio Baptista da Silva, assegurou, durante a solenidade, que os aeroportos brasileiros servirão de apoio à campanha. Ressaltou que se o Brasil quer ser reconhecido como um país desenvolvido, tem “de fazer respeitar e proteger as crianças e os adolescentes”.
A adolescente Francisca Aline Torres, de 14 anos, aluna da Fundação Xuxa Meneghel, disse contar com os jovens na divulgação do problema da exploração sexual de menores nas redes sociais, escolas, famílias e comunidades. “É hora de agir”, afirmou. “Eu acredito que com o compromisso de todos, nós podemos modificar essa situação. Nós temos direito de viver livres dessa violência”, completou.
A apresentadora Xuxa Meneghel também abraçou a causa. Segundo ela, o primeiro passo para inibir a violência sexual contra as crianças e adolescentes é denunciar o crime no serviço gratuito Disque 100. “É denunciar. Porque isso é uma máfia. É crime. O segundo passo é dar oportunidade para as crianças”.
Para o secretário municipal de Assistência Social do Rio, Rodrigo Bethlem, a participação de todos os níveis de governo “é importante para reverter esse jogo” da exploração sexual contra menores. Já a subsecretária executiva da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Vasconcelos, enfatizou que o governo fluminense “tem a preocupação de fazer um cinturão de proteção à criança e ao adolescente”, principalmente na região metropolitana, abrangendo o Porto do Rio de Janeiro, a Ponte Rio-Niterói e as rodovias de acesso ao estado.
Durante o evento, a ministra Maria do Rosário assinou com o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneguelli, um termo de cooperação técnica para a preparação do adolescente para uma profissão.

Edição: Aécio Amado

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Unicef: Brasil tem mais de 21 milhões de adolescentes, mas políticas focam só infância


Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil


Brasília - Dos 191 milhões de brasileiros, 21 milhões têm menos de 18 anos, sendo que 38% deles vivem em situação de pobreza. Dados divulgados hoje (25) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicam que o grupo corre o risco de se tornar invisível em meio a políticas públicas que focam prioritariamente a infância.


O relatório Situação Mundial da Infância 2011 – Adolescência: Uma Fase de Oportunidades indica que, em consonância com o cenário global, esses jovens vivenciam oportunidades para inserção social e produtivas insuficientes. A faixa etária é considerada a mais vulnerável em relação a riscos como o desemprego e o subemprego, a violência, a degradação ambiental e a redução dos níveis de qualidade de vida.


De acordo com o relatório, as oportunidades são ainda mais escassas quando são levadas em consideração dimensões que vão além da idade, como a renda, a condição pessoal, o local de moradia, o gênero, a raça e a etnia.


Apenas na Amazônia Legal, marcada pela diversidade étnica e social, habitam cerca de 2 milhões de adolescentes com idade entre 15 e 17 anos. Mas a disponibilidade de serviços voltados para essa população, segundo o Unicef, ainda é um desafio a ser superado.


Uma das recomendações listadas no documento é que o apoio dado na fase inicial e intermediária da infância seja estendido aos adolescentes, com investimentos em educação, cuidados de saúde, proteção e participação desses jovens, principalmente os mais pobres e vulneráveis.


Outra ação prevê a coleta de dados e informações capazes de identificar os grupos mais vulneráveis de adolescentes em todas as regiões e as iniquidades que os afetam, garantindo mais investimentos, oportunidades e direitos.


O Unicef pede também que os adolescentes brasileiros sejam ouvidos nos processos de tomada de decisão e que as escolas aproveitem a facilidade de aprendizado do grupo e contribuam para que eles adquiram competências, habilidades e conhecimentos necessários para desenvolver todo o seu potencial.


Edição: Talita Cavalcante

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Relatório do SPE - 2010

 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL
SECRETARIA DA SAÚDE E AÇÃO SOCIAL
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
SPE

RELATÓRIO DAS AÇÕES DO SPE - SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS DE SOBRAL ANO 2010


SOBRAL, 30 DE DEZEMBRO DE 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL
SECRETARIA DA SAÚDE E AÇÃO SOCIAL
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
SPE

RELATÓRIO DAS AÇÕES DO SPE - SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS DE SOBRAL ANO 2010


INTRODUÇÃO

OBJETIVO

RESULTADOS ALCANÇADOS COM AS AÇÕES DO SPE – SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

REPRESENTANTES DO GGM – SPE

RESPONSABILIDADES DO SPE – POR AMOR À VIDA DE SOBRAL EM 2010

PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO PELO GGM-SPE EM 2010

PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO PELA EFSFVS – ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA DE SPE EM 2010

PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO PARA O PROJOJEM URBANO PELO SPE EM 2010

PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO PELA 6ª CREDE DE SPE EM 2010

PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO PELA SAÚDE BUCAL

PROPOSTAS DE SPE PARA 2011

CONSIDERAÇÕES FINAIS

BIBLIOGRAFIA

ANEXOS: ORGANOGRAMA DO SPE DE SOBRAL/ PANFLETO DE SPE DE SOBRAL


http://www.speporamoravida.blogspot.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
SECRESTARIA DA EDUCAÇÃO

RELATÓRIO DAS AÇÕES DO PROJETO SPE – SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS DE SOBRAL - ANO 2010

INTRODUÇÃO

O Programa SPE - Saúde e Prevenção nas Escolas procura dentro de seus objetivos trabalhar para a redução das vulnerabilidades entre os adolescentes e os jovens (MS, 2007).
Diante disto, achamos importante destacar alguns aspectos positivos que atingimos no projeto dentro do município de Sobral em 2010, como: O envolvimento das parcerias dentro do trabalho de SPE; Que estamos conseguindo falar à língua do adolescente e do jovem, principalmente isso se deve a metodologia de aplicação do projeto que facilita o processo de ensino aprendizagem; O SPE vem tratando, de forma lúdica (por meio de oficinas), os assuntos que é de interesse do adolescente e do jovem; Buscamos a proteção, prevenção e promoção da saúde do adolescente e do jovem; Identificamos um fortalecimento das ações educativas de SPE nas escolas municipais e estaduais; Identificamos também um melhor envolvimento dos profissionais nas diversas áreas, principalmente da saúde e da educação no Projeto SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas; A troca de experiência realizada nas Formações dos Professores de SPE das Escolas Municipais e Estaduais tem proporcionado uma melhor sensibilização entre os atores envolvidos no projeto.
Enfim, iremos apresentar-lhes neste relatório o objetivo, o plano de ação realizado em 2010 com seus devidos resultados, o organograma, as parcerias e as instituições que contribuíram para a concretização do SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas e que vem tentando envolver toda a rede intersetorial existente na efetivação de seu trabalho no município de Sobral.

OBJETIVO

Apresentar as ações do Programa SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas durante o ano de 2010 no município de Sobral.

RESULTADOS ALCANÇADOS COM AS AÇÕES DO PROJETO SPE SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS
  • A Contratação de (45) Professores Articuladores das Ações Específicas do SPE nas escolas municipais de Sobral;
  • Formação do GGM – Grupo Gestor Municipal em Outubro de 2009 com representação de (06) profissionais da área da Saúde, (03) da Educação, (02) da Assistência Social, (01) da Cultura, (01) do Esporte, (01) do CMS - Conselho Municipal de Saúde, (02) dos Projetos Sociais que trabalham com adolescentes e jovens, (02) OSC e (01) Representante Jovem com um total hoje de 18 integrantes no grupo;
  • Fortalecimento do SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas Estaduais com uma coordenação geral e de um professor por escola com sua participação efetiva nas ações de SPE;
  • Realização de (10) Reuniões anuais para planejamento, monitoramento e avaliação das ações de SPE no município de Sobral;
  • Realização de(05) Oficinas com temáticas de SPE para adolescentes e jovens de 12 a 19 anos das escolas estaduais da 6ª CREDE;
  • Realização de (07) Oficinas anuais com temáticas de SPE para adolescentes e jovens de 10 a 14 anos das (45) escolas municipais de Sobral;
  • Realização de(03) Oficinas de Treinamento em SPE para os profissionais da saúde (Enfermeiros, residentes, NASF) do município de Sobral;
  • Realização de (12) Oficinas anuais com temáticas de SPE para os profissionais da educação do município de Sobral;
  • Realização de (05) Oficinas anuais com temáticas de SPE para Agentes Sociais e Agentes Juvenis do Projeto Vida Que Te Quero Viva do município de Sobral;
  • Participação do SPE nos seguintes PROJETOS: Vida Que Te Quero Viva, Fórum Ampliado de Prevenção às Drogas, COMPAZ – Comissão de Cultura de Paz Intra Familiar, Projovem Urbano, Projovem Adolescente, Jornada Ampliada (Escolas Municipais), Projeto Diversão; Pacto Intersetorial da Vila União.
  • Formação do GGJ – Grupo Gestor Jovem em Novembro e Dezembro de 2010 com um total de 113 crianças, adolescentes e jovens, sendo (19) alunos das (45) escolas do município de Sobral e (94) alunos das (42) escolas estaduais da 6ª CREDE;
  • Integração do SPE com a Equipe de Saúde Bucal da Rede Municipal realizando escovação em escovódromos adaptados e oficinas educativas para crianças,adolescentes e jovens das Escolas Municipais.
  • Realização de (16) Campanhas de Promoção da Saúde (Calendário Anual) nas Escolas Municipais e Estaduais: Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolimo – 24/02; Dia Nacional de Combate à Tuberculose – 24/03; Dia Mundial de Combate ao Câncer – 08/04; Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão – 26/04; Dia Municipal da Paz – 13/05; Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente - 18/05; Dia Mundial Sem Tabaco 31/05; Dia Nacional da Família na Escola – 04/06; Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia – 05/06; ; Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29/08; Dia Mundial de Prevenção à Gravidez na Adolescência - 26/09; Dia Mundial da Alimentação – 10/10; Dia do adolescente – Mês do Adolescente – 22/10; Dia Mundial de Prevenção à Diabetes – 14/11; Dia Nacional de Combate ao Câncer – 2911; Dia Mundial de Luta Contra a AIDS – 01/12.

REPRESENTANTES DO GGM – GRUPO GESTOR MUNICIPAL E PARCERIAS DO SPE

1. Aline/ Simone (CAPS AD – Saúde Mental) 3611.7548
2. Danielle Melo(Vigilância Epidemiológica) 3614.9039
3. Dulcinalda (COAS) 3614.7251
4. Dr.Edson (Coordenador Saúde Bucal)3611.4410/ 8812.2565
5. Esther Frota (1ª dama) 3677.1119
6. Dr. Fabio Solon e Dra. Alrieta (Saúde Bucal) 3611.4410
7. Francisco Johnson (Flor do Mandacaru/ Trevo de Quatro Folhas) 3611.6639
8. Giovana Mello (Centro de Infectologia em DST/HIV/AIDS) 3614.7251
9. Giselle Fernandes (Assistente Social do Centro de Infectologia em DST/ HIV/ AIDS) 3614.7251
10.Glaucieni (Enfermeira e Coordenadora do SPE) 9951.5452/3614.7251
11.Jane Mesquita (Assistente Social e Coordenadora do Bolsa Família) 3611.5054/ 3828/5059
12.José Otaviano (11ª CRES) 8813.8145/ 3614.9362
13.Leidiane (Projovem Adolescente) 3677.1256
14.Liduina Pereira (Secretaria da Educação) 3677.1236
15.Rozeane Marinho(Secretaria da Educação) 36771196
16.Maria de Fátima – Fafinha (Gabinete da PMS) 3677.1119
17.Luzia (6ª CREDE) 3677.4281
18.Noraney (Escola de Formação) 3677.5570
19.Kymbelly (CRAS/CREAS) 3695.5200
20.Reinaldo (Vida Que Te Quero Viva) 3677.1256/1200
21.Verinha (Prof.do SPE Escola Trajano deMedeiros) 3611.6214
22.Gilmário/ Cristiane (Rep.Espaço Jovem/ Coord.Atenção Básica) 3614.7895
23.Tereza Cristina (Secretaria de Esportes e Turismo) 3614.7288
24.Vicente Batista (Secretaria da Cultura) 3614.4115


PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL
SECRETARIA DA SAÚDE E AÇÃO SOCIAL
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
SPE - SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO PELO SPE EM 2010 PELO GT DE SPE


O QUE?
COMO?
QUANDO?
QUEM?
PARA QUEM?
Criação do Grupo Gestor Jovem - Jovem Protagonista de Saúde
Encontro de Pares
Seleção de jovens com bom perfil nas Escolas Estaduais e Municipais que irá contribuir para a Implementação, Acompanha-mento, Planejamento, Organização, Participação e Avaliação das Ações de SPE e da Atenção à Saúde do Adolescente nas UBS e em Parceria com as Escolas junto ao Professor de SPE, incluindo a Organização da Demanda de Atenção e Atendimento ao Adolescente, realização das Oficinas de SPE nos Grupos de Adolescentes, de Gestantes e Outros Existentes, promovendo também Campanhas Anuais e Apoiando os Professores do SPE e Outros Parceiros de cada Micro área.
Setembro de 2010
GGM-SPE junto às parcerias
Adolescentes e jovens de cada área de atuação
Encontro Intersetorial de SPE nas Macro áreas de atuação
Realização de Encontro com os Representantes de SPE da Saúde, Educação, Social e Segmentos para Apresentação da Proposta, Formato e Perfil do SPE em Sobral e lançar proposta de trabalho intersetorial em SPE nos territórios;Realização de plano de ação intersetorial no Macro áreas com a participação do “Jovem Protagonista de Saúde” Apresentação de Experiências em SPE das micro áreas.
Final do Segundo Semestre de 2010
GGM-SPE
Gestores e Coordenadores/ Professores - SPE/ Gerentes e Representantes de SPE das UBS /Projetos Sociais e Segmentos
Realização das Reuniões do GGM-SPE nas Segundas Segundas-feiras de cada mês
Organização dos Cuidadores das Reuniões do GT-SPE; Realização de Planejamento, Monitoramento (Acompanhamento) e Avaliação das Ações de SPE; Contribuirá para a Efetivação e Fortalecimento das Ações de SPE; Fortalecimento da Intersetorialidade dentro dos Setores dos Serviços Públicos/das Secretarias e outros setores do Município de Sobral;Realização de Oficinas Pedagógicas e Outras Atividades.

08 de Fevereiro/
08 de Março/
12 de Abril/
10 de Maio/
14 de junho/
09 de Agosto/
13 de Setembro/
18 de Outubro/
08 de Novembro/
14 de Dezembro
Coordenação do SPE
GT-SPE e Convidados
Encontro de SPE com os Articuladores das UBS dos CSF para Apresentação da Proposta e Perfil do SPE e Planejamento das Ações de SPE no Município de Sobral.
Apresentação do Perfil e da Proposta do SPE no Município de Sobral;Exposição de Dificuldades (Entraves) para o Planejamento das Ações de SPE nos Territórios;
Solicitação de uma Proposta de Trabalho em SPE para cada Território de Atuação;
26/02/2010 às 14h
GGM-SPE/Gerentes das UBS e Coordenadores da Atenção Básica
Representantes de SPE das 28 UBS do Município de Sobral
Reunião para Solicitação do Apoio aos Gestores do Município de Sobral para o Fortalecimento da Intersetorialidade nas Ações de SPE
Participando das Reuniões de Gestores que Acontecem Rotineiramente;Solicitação do Apoio das Secretarias e Secretários e de seus Segmentos e Equipamentos na Efetivação e no Fortalecimento do SPE;Solicitação do Apoio dos Gestores nas Ações do SPE
09 de Fevereiro de 2010 e Semestralmente ou sempre que necessário
Coordenação do SPE
Profissionais que realizam as Ações de SPE
Envolvimento dos Professores do SPE nos Projetos e Ações Intersetoriais como Conselhos Locais e nas Comissões de Cultura de Paz na Família
Realização do Convite e Comunicação aos Professores de SPE para sua Participação Efetiva nas Reuniões dos Conselhos Locais de cada Área de Atuação para Contribuírem no Controle Social do seu Território de Atuação.
(01)x ao mês e nas reuniões Extraordinária, quando necessárias
Coordenação do SPE da Educação
Professores de SPE
Reativação dos Grêmios para a Implementação das Ações de SPE em Parceria com o CREDE
Reuniões para Planejamento Estratégico das Ações de SPE para as Escolas do Estado;Realização de Treinamentos em SPE e nas Temáticas Específicas para os Jovens dos Grêmios;Realização de Reuniões para Monitoramento e Avaliação das Ações do Projeto com os Responsáveis;actuar com os Profissionais EducadoresParticipação Efetiva (Protagonismo Juvenil) dos alunos nas oficinas.
Reunião no Início de Maio de 2010 – 14h
Treina-mentos:
Final de Maio de 2010
Luzia (CREDE)/
Glaucieni/ Dulcinalda/ Nora e Giselle (GGM-SPE)
Professores do Estado e
Alunos das Escolas do
Estado (Grêmios)
Encaminhar sistematicamente Relatórios das Ações de SPE para os Integrantes do GT
Realizar relatórios das Atividades de SPE e Enviar por e-mail para os Integrantes do GT
A partir de Fevereiro de 2010 (mensalmente)
Coordenação do SPE
GT-SPE
Seminário Intersetorial para Construção de Indicadores Através de Resultados Obtidos pelos Profissionais de SPE desde o ano de 2009 a 2010





Contribuindo com dados Qualitativos e Quantitativos que será fornecido pelos Representantes de SPE das Áreas de Atuação
(Professores do SPE), Representantes das
UBS e dos Projetos Sociais) que servirão de Indicadores do SPE;
Realizando Planejamento, Execução, Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação das Ações através de Encontros Semestrais com os parceiros.
Final do Semestre de cada ano.
GGM-SPE e Convidados
Gestores e Coordenadores/
Parceiros do SPE da Saúde,
Da Educação e dos
Projetos Sociais
Realização da Divulgação das Ações de SPE
Realização do Blog de SPE: Criação de layout, diagramação, edição e publicação.
blog e da página da PMS – SSAS (Internet).
Final do Segundo Semestre de 2010
GGM-SPE/
Assessoria de Comunicação da Sec. da Saúde
ou Escola de Formação
Serviços e Equipamentos da
Sec. da Saúde e outros
Serviços da Administração
Pública do Mun. de Sobral
Realização de Oficinas com as Temáticas Específicas de SPE
Reuniões para Planejamento Estratégico das Ações de SPE para o Público Alvo;
Realização de Treinamentos em SPE e nas Temáticas Específicas: Auto-Estima/ Auto-Cuidado/ Saber Ouvir/Construção Coletiva/ Saúde Bucal/ DST/AIDS/HIV/Sexualidade/ Planejamento Estratégico/ Competências Familiares/ Cultura de Paz/ Alimentação e Nutrição/ Projeto de Vida/ Protagonismo Juvenil/ Dengue/ Hanseníase/ Gripe H1N1/ Tuberculose/Prevenção ao Uso de Drogas/ Dependência Química/ Cuidando do Cuidador dentre outras) para o Público Alvo;
Realização de Reuniões para Monitoramento e Avaliação das Ações do Projeto com os Responsáveis;
Pactuar com os Profissionais Educadores a Participação Efetiva (Protagonismo Juvenil) dos alunos nas Oficinas.
Reunião 1x ao Mês:15 dias antes das Oficinas
Oficinas 1x ao Mês (12/02-12/03-16/04-14/05-18/06)
GGM-SPE (cada integrante contribui com algumas temáticas)
Professores de SPE/
Professores do PROJOVEM
URBANO e PROJOVEM ADOLESCENTE/
Representantes
das UBS, dos Projetos Sociais/Adolescentes e
Jovens do SPE
Apoiar no Diagnóstico Situacional, Planejamento, Execução, Monitoramento e Avaliação das Ações Desenvolvidas pelos Professores de SPE, CSF e outros segmentos em seus Espaços de Atuação.
Através de Visitas às Escolas, Oferecendo Suporte aos Professores do projeto.
1x
ao mês cada escola
GGM-SPE
Prof.SPE
Alunos das Escolas
Municipais de Sobral
Sugerir Oficinas de Planejamento Participativo das Ações de SPEjunto ao Núcleo Gestor das Escolas Municipais e Estaduais sempre que concluírem o ano letivo
Agendar Oficinas nas Reuniões do Núcleo Gestor de cada Escola; Sugerir Troca de Experiências; Expor Dificuldades; Construir juntos.
Anualmente
Professores de SPE
Alunos e Comunidade
Escolar das Escolas
Municipais de Sobral
Realizar Campanhas Educativas de acordo com o Calendário da Saúde
Mobilizar as Micro áreas na realização das Campanhas envolvendo a Equipe de Saúde, Educação e Social e Segmentos.
Anualmente
GGM-SPE e Outras Instituições
Comunidade de
Sobral




PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO JUNTO AOS PROFESSORES DE SPE – SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS EM 2010 PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA - EFSFVS



O QUE?
COMO?
ONDE?
QUANDO?
QUEM?
PARA QUEM?
Oficina sobre a Proposta Pedagógica
Reunião do GT. Abordagem sobre Educação Popular e Desenvolvimento de Competências.
COAS
08 de Março de 2010.
EFSFVS/ Nora
Representantes dos Setores/
GGM – SPE
Oficina de Cultura de Paz
Abordagem sobre os tipos de Violência, Fluxo de Atendimento e Articulação das Ações de Promoção de Cultura de Paz.
Centro de Convenções
16 de Abril de 2010 às 8h-16h
EFSFVS/ Vigilância à Saúde/ Nora/ Daniele/ Glaucieni
Professores do SPE/
Comissão Local de
Cultura de Paz na Família
Oficina de Protagonismo Juvenil
Metodologia de Promoção da Resiliência e Protagonismo Juvenil
Centro de Convenções
18de Junho de 2010
EFSFVS/ FASM/ Nora e
Professores do SPE/
GGM-SPE
Oficina sobre Projeto de Vida
Abordagem sobre o Desenvolvimento Pessoal e Social
Centro de Convenções
13 de Agostode 2010
EFSFVS/ FASM/ Nora
Professores do SPE/
GGM-SPE


PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO JUNTO AOS PROFESSORES DE SPE – SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS EM 2010 PELO PROJOVEM URBANO EM 2010


O QUE?
COMO?
ONDE?
QUANDO?
QUEM?
PARA QUEM?
Encontro para Planejamento das ações SPE de 2010 do PROJOVEM URBANO
Reunião para traçar ações de SPE e Avaliação (ver pontos positivos) e monitoramento
COAS – Sala de Reunião
Abril a Agosto de 2010(1x ao mês)Às 8h12/03/10 06/04/1020/04/1011/05/10
GGM-SPE/
Coord. E Professores do PROJOVEM URBANO
Professores e Alunos do
PROJOVEM URBANO
Oficinas para os Alunos do PROJOVEM URBANO, trabalhando os temas: Auto-estima, Saber Ouvir, DST AIDS/HIV, Educação Sexual e Reprodutiva, Saúde Bucal, Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas, Cultura de Paz, Gravidez na Adolescência, Projeto de Vida.
OBS: Estes temas foram solicitados pelos alunos do projeto PROJOVEM URBANO
Ponto Principal: Fazer com que o próprio aluno seja o protagonista do processo, ele irá planejar, executar e participar das oficinas junto aos professores
Escola CIRÃO
Abril a Agosto de 2010(1x ao mês
27/04 – 20/05 -10/06-24/0612/08
GGM- SPE/
Professores do PROJOVEM
URBANO
19 às 21:30h
30 Alunos do PROJOVEM URBANO
(CIRÃO e CARMOSINA)
Reunião para Planejamento, Avaliação e Monitoramento das Ações do PROJOVEM URBANO
Participação
De todos os atores envolvidos no processo, visando obter uma qualificação do trabalho e Construindo dados; Qualitativos e Quantitativos que servirão de Indicadores do SPE; Realizando Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação das Ações.
COAS –
Sala de Reunião
Abril a Agosto de 2010
(1 x ao mês)
Ver datas com equipe na próxima reunião
GGM- SPE/
Professores e
Coord.
Do PROJOVEM
URBANO
Para todos que fazem o
PROJOVEM URBANO E SPE
Realização de Ações Planejadas e Executadas pelos Alunos Líderes das Escolas PROJOVEM URBANOS já treinados nas temáticas do SPE
Realização de Feiras, Gincanas, Rodas de Conversa, Oficinas, Concursos, Teatro, Cinema, outras com o apoio e suporte do Professor do PROJOVEM URBANO E GT-SPE.
Escolas CIRÃO e Carmosina
A partir de Maio de 2010 (Após os primeiros Treinamentos)
Alunos Lideranças
(Protagonistas) das 02
(duas) Escolas
CIRÃO e Carmosina
130 Alunos das 02(duas)
Escolas e (02) Escolas
Do Estado
Apoio no Diagnóstico Situacional, Planejamento, Execução, Monitoramento e Avaliação das Ações Desenvolvidas pelo PROJOVEM URBANO
Através de Visitas às Escolas, Oferecendo Suporte aos Professores do projeto.
Escolas CIRÃO e Carmosina
Ao final de cada Segundo Semestre
Coord.do Projeto junto a Coord.do SPE
Professores e Alunos do
Projeto PROJOVEM URBANO

PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO PELO SPE JUNTO AS ESCOLAS ESTADUAIS E 6ª CREDE
ANO 2010


O QUE?
COMO?
ONDE?
QUANDO?
QUEM?
PARA QUEM?
Realizar diagnóstico Situacional de como está o trabalho de SPE em cada Escola do Estado;
Realizar Oficinas
de Planejamento Estratégico para Professores das Escolas Estaduais.
Realizar avaliação das ações de SPE anteriores (2009); Planejar as Oficinas com temáticas prioritárias para os alunos.
Das Escolas do Estado; Pactuar com os professores a participação efetiva (Protagonismo Juvenil) dos mesmos nas oficinas.
COAS e Escolas do Estado
Reunião em
Maio de 2010
(1x ao mês)
Início das Oficinas para os Alunos a partir de Maio de 2010 (1x ao mês)/ Junho/ Agosto/ Setembro/ Outubro/ Novembro/ Dezembro
GGM-SPE (Pergentina/
Glaucieni/ Dulcinalda/ Nora e Giselle
Professores das Escolas do
Estado/CREDE
Oficinas sobre: Auto-estima, Saber Ouvir, DST AIDS/HIV, Saúde Bucal, Educação Sexual e Reprodutiva, Prevenção às Drogas, Cultura de Paz, Gravidez na Adolescência.
Promover o Encontro de Pares
Métodos de Abordagem com Atividades Lúdicas junto ao corpo docente promovendo o Protagonismo Juvenil: Dinâmicas de Grupo, Teatro,
Contação de Histórias, Rádio, TV, Músicas, Poesias, Concursos de Gincanas, etc...
Escolas do Estado
(1x ao mês) em cada Escola
Profissionais da Saúde sob a Coord.
Do GGM-SPE e 6ª CREDE.


Alunos dos Grêmios
Professores e Alunos das
Escolas do Estado (GRÊMIOS)
Apoiar no Diagnóstico Situacional, Planejamento, Execução, Monitoramento e Avaliação das Ações Desenvolvidas pelos Professores de SPE, CSF e outros segmentos em seus Espaços de Atuação.
Através de Visitas às Escolas, Oferecendo Suporte aos Professores do projeto.
Escolas do Estado
Final dos Semestres
GGM-SPE e 6ª CREDE que Coordena as Escolas
Professores e Alunos




PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO JUNTO AOS PROFESSORES DE SPE – SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS EM 2010 PELA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL


O quê ?
Como ?
Onde?
Quando?
Quem?
Para quem ?
1- Apoiar a equipe de professores do SPE no diagnóstico situacional de cada um dos espaços de atuação
Através de encontros individuais e visitas aos professores do SPE
Escolas Municipais de Sobral
Semestral-
mente
GT - SPE
Professores SPE e Diretores das escolas
2- Apoiar o planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas pelo grupo de professores do SPE
Através de encontros individuais e visitas aos professores do SPE
Escolas Municipais de Sobral
Semestral-mente
GT - SPE
Professores SPE e Diretores das escolas
3- Realizar encontros tendo em vista a formação e desenvolvimento de profissionais para o cuidado em saúde
Através de oficinas e seminários
Auditório/ Escolas
Mensalmente
GT - SPE
Professores SPE e Diretores das escolas
4- Promover a integração do SPE com outros projetos, a fim da proposta de trabalho tendo em vista a saúde de crianças e adolescentes
Através de oficinas e seminários
Auditório/ Escolas
Mensalmente
GT - SPE
Professores SPE Saúde Ação Social Educação
5- Monitorar e avaliar as ações e serviços desenvolvidos pelo grupo SPE
Através de indicadores de processos e resultados elaborados pelo GT SPE
Escolas Municipais e de Sobral
Mensalmente
GT - SPE
GT SPE
6- Apoiar a entrega dos kits de promoção de Saúde Bucal (escova e creme dental) às crianças e adolescentes das creches e escolas da Rede Pública Municipal
Através de Cadastros Institucionais e repasse de necessidade de cada espaço social
Creches e Escolas de Rede Pública Municipal
No início de cada semestre
Saúde Bucal
Professores SPE
7- Orientar sobre a captação de escolares de alto risco à cárie
Através do levantamento epidemiológico (NAC) realizado pela Equipe de Saúde Bucal (ESB)
Creches e Escolas da Rede Pública Municipal
Mensalmente
Saúde Bucal
Professores SPE
8- Orientar e apoiar a adesão das crianças e adolescentes de alto risco à cárie no atendimento odontológico
Através do levantamento epidemiológico (NAC) realizado pelas ESB
Creches e Escolas da Rede Pública Municipal
Mensalmente
Saúde Bucal
Professores SPE



PROPOSTAS DO SPE PARA 2011
# Promover um encontro que reúna os setores Saúde, Educação e Parceiros Envolvidos para Troca de Experiência e para Fortalecimento do SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas;
    # Sistematizar os planos e relatórios das ações de SPE com o intuito de aperfeiçoar os serviços oferecidos pelo SPE;
    # Disponibilizar recursos orçamentário e financeiro para despesas com o programa com: pagamento de horas/aulas de cursos e oficinas para os profissionais da área de saúde e educação, alimentação para os eventos, transportes, compra de câmera digital, computador, note book e outros;
    # Disponibilizar recursos para a aquisição e reprodução de material pedagógico e outros não disponíveis na rotina do município;
    # Oferecer Teste Rápido de HIV para adolescentes e jovens nas escolas municipais e estaduais do município de Sobral;
    # Disponibilizar preservativos masculinos e femininos para adolescentes e jovens das escolas municipais e estaduais do município de Sobral;
    # Dar continuidade as oficinas de SPE para as crianças,os adolescentes, os jovens e para os profissionais das diversas áreas e setores da rede;
    # Realização de oficinas integrais com temáticas de SPE e outras pertinentes ao desenvolvimento do programa, como: Relações Humanas (Intra e Interpessoais), Comunicação em Saúde, Motivação, Abordagem Pedagógica, Edducação e Saúde dentre outras ;
    # Dar continuidade às oficinas de Educação de Pares;
    # Ampliar o GGJ – Grupo Gestor Jovem;
    # Fortalecer o Espaço Jovem;
    # Fortalecer o GGM – Grupo Gestor Municipal
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Refletindo sobre as práticas do Projeto SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas, percebe-se que ainda há muito a se fazer, mas muita barreira nos impede de chegarmos a atingir nossas metas como: A falta de recursos material didático e/ou pedagógico e de dotação orçamentária para o projeto; A falta de adesão do núcleo gestor das escolas municipais e estaduais no desenvolvimento das ações do projeto; Implantação dos preservativos nas escolas; Implantação em 100% da Atenção à Saúde do Adolescente na Rede de Atenção Básica; Melhorar a divulgação para disseminação e ampliação do Projeto SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas em toda a rede intersetorial; Aumentar a participação e o envolvimento da comunidade escolar no SPE; Promover uma maior integração da saúde com a educação; Sensibilizar os adolescentes e jovens como toda a comunidade na procura do teste HIV/AIDS nas UBS; Proporcionar um melhor diálogo entre pais e filhos e professores e alunos com as ações de SPE; Obter a participação ativa da comunidade escolar nas ações de SPE; Criação de escovódromos nas escolas.
Enfim, chegamos a uma convicção de que no trabalho do projeto SPE – Saúde e Prevenção nas escolas jamais poderão caminhar sozinhas e a certeza de não concluí-lo, pois, haverá sempre um desafio a nossa espera.

BIBLIOGRAFIA



Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola.Série B. Textos Básicos de Saúde. Cadernos de Atenção Básica.Brasília,2009.D

retrizes para Implementação do projeto
Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes para Implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Série Manuais nº 77, 2008. ra a formação de profisionais de
saúde e de educação
Saúde e Prevenção nas Escolas
Brasil. Ministério da Saúde. Guia para a Formação de Profissionais de Saúde e de Educação. Saúde e Prevenção nas Escolas.Série Manuais nº 76, 2008.

Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral/Coordenação de Saúde e Prevenção nas Escolas.
Secretaria da Educação/Coordenação da Jornada Ampliada.